CMOS, Jordan - N7

CMOS Semicondutor de Óxido - Metal Complementar ____________________________________________________________________ Arquitectura de Computadores
Trabalho realizado por: Jordão Martins Rodrigues nº 7 12-01-2011
















ÍNDICE








































Os circuitos digitais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da vida moderna causando um amplo impacto na sociedade.
Esse impacto deve-se ao facto de que circuitos digitais se aplicam directamente ou auxiliam diferentes áreas do conhecimento. Exemplos disso são os computadores pessoais, telemóveis, GPS... Este meu trabalho tem como objectivo apresentar problemas, como os detectar e como os resolver e tirar duvidas.









CMOS (Semicondutor de Óxido - Metal Complementar)
É uma tecnologia de construção de circuitos integrados onde se incluem elementos de lógica digital (portas lógicas, flip - flops, contadores, descodificadores, etc) desenvolvida por Wanlass e Sah. A CMOS é hoje a tecnologia mais largamente usada na fabricação de CIs (circuito integrado). As principais vantagens dos circuitos integrados CMOS são o baixíssimo consumo de energia (que leva à baixa dissipação de calor) e a possibilidade de alta densidade de integração, comparativamente com outras tecnologias. Devido a tais características, circuitos CMOS são também largamente utilizados em calculadoras, relógios digitais, e outros dispositivos alimentados por pequenas baterias. No PC CMOS é sinónimo da memória de configuração, pois esta memória é fabricada com a tecnologia CMOS. Na memória de configuração dados sobre a configuração de hardware do sistema são gravados, tais como o tipo do disco rígido e a ordem de boot. A memória de configuração (ou CMOS, como preferir) é uma memória do tipo RAM, significando que o seu conteúdo é apagado quando a sua alimentação é cortada. Para que isto não ocorra, ela é alimentada por uma bateria, que também alimenta o relógio de tempo real (RTC) do sistema. O conteúdo da memória de configuração é normalmente alterado através de um programa chamado Setup. Actualmente a memória de configuração está integrada no chipset da placa - mãe.
Imagem de uma CMOS









A CMOS serve para armazenar as configurações do Setup. Como elas representam um pequeno volume de informações, ela é bem pequena em capacidade. Assim como a memória RAM principal, ela é volátil, de forma que as configurações são perdidas quando a alimentação eléctrica é cortada. Por isso, todas as placas - mães incluíam uma bateria, que mantém as configurações quando o computador é desligado. A mesma bateria alimenta também o relógio de tempo real (real time clock), que é o responsável por manter actualizada a hora do sistema, mesmo quando o computador é desligado. É usada a memória volátil para guardar as configurações para permitir que possa pôr a zeros as configurações do Setup (ao remover a bateria, ou a mudar a posição do Jumper) em casos onde o computador deixar de iniciar por causa de alguma configuração incorrecta. Para pôr a zeros a CMOS, precisa apenas cortar o fornecimento de energia para ela. Existem duas formas de fazer isso: A primeira é (com o computador desligado) remover a bateria da placa - mãe e usar uma moeda para fechar a ligação entre os dois contactos da bateria durante 15 segundos. Isso garante que qualquer carga remanescente seja eliminada e a CMOS seja realmente apagado. A segunda é usar o Jumper “Clear CMOS”, que fica sempre posicionado próximo à bateria. Ele possui duas posições possíveis, uma para uso normal e outra para apagar a CMOS (“discharge”, ou “clear CMOS”). Basta mudá-lo de posição durante 15 segundos e depois recolocá-lo na posição original. Bateria da placa - mãe Jumper “Clear CMOS











Esqueceu-se da password ? - Embora raramente, por vezes pode ser necessário limpar o conteúdo da CMOS. Há duas maneiras de limpar a CMOS. Para o fazer, coloque o Jumper na posição devida e após alguns segundos novamente na posição inicial. Tenha em atenção que deve fazer isso com o PC desligado. Caso esse Jumper não exista, pode sempre desligar a bateria de alimentação do CMOS. Para isso terá que retirá-la; caso isso não seja possível, recorra ao fornecedor da placa para que lhe indique se há algum procedimento específico para o fazer.






- Quando o sistema perde a hora ou as informações de Setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está “morta”. Nas placas actuais as são facilmente substituíveis, bastando retirar e colocar outra, mas em placas mais antigas utilizam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel - cádmio e nesse caso teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.









- Por vezes a bateria trabalha bem, mas outras vezes temos erros ou as informações de Setup perderam-se ou a máquina perde as horas. Grande parte das vezes isto é devido ao facto de a bateria estar a ficar fraca e a perder tensão. Pode também ser devido a um mau contacto entre a bateria e os terminais que ligam à placa principal.












- Às vezes trabalha tudo bem, mas o relógio não trabalha, mais uma vez é devido a bateria fraca. Algumas placas são utilizadas de modo a desligar o relógio quando a bateria começa a enfraquecer, de modo a poupar energia e não perder as informações de Setup.





- Se suspeitar de alguma falha na memória cache, experimente desligá-la no Setup do BIOS. Se o problema deixar de acontecer, está visto que era provocado pela cache. Caso a causa não seja essa, e no caso de ter colocado cache nova, verifique se está a utilizar o tipo de memórias correcto ou se está devidamente colocada nos suportes




"Aparece no ecrã o erro “CMOS Checksum Error”




Durante a inicialização do computador, aparece o erro “CMOS Checksum Error” Causas mais prováveis · A bateria da CMOS está descarregada; · A BIOS do computador foi actualizada; · O computador não foi encerrado correctamente. Recomendações · Mude a bateria da motherboard; · Reponha os valores de origem da BIOS. Conclusão Após realizar este trabalho, conclui que aprendi muitas soluções de como se resolver alguns problemas acima referidos, pois nunca se sabe tudo. Penso que o esforço valeu a pena e que poderá ajudar - me a mim e a outros colegas no futuro com alguns problemas.





Bips relacionado com CMO's

Fabricante AMI 10 Bips:




Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

Temos também apresentado de outra maneira como os:

Códigos bip da Fabricante Phoenix

Bips: 1,1,3.
Problema: falha no CMOS.
Solução: substituir a motherboard.

O Bip de condição de erro é: Nenhum falha de força CMOS/cálculo do checksum

Fabricante Award: 10 bips

CMOS shutdown register read/write error(erro de leitura/escrita aquando do registo em CMOS)
O carta mãe deve ser enviado reparar






WEBGRAFIA








pt.wikilingue.com/es/Tecnologia_CMOS.




CMOS Jordan